Projeto cinematográfico chega à Escola Antonio Januário
Notícia publicada orginalmente em http://www.jaboatao.pe.gov.br/
Jaboatão foi um dos dez municípios de Pernambuco que receberam o projeto Incenso na Escola, apoiado pelo Sistema de Incentivo à Cultura
A proposta de reconhecimento da literatura pernambucana através da leitura cinematográfica de Marcos Hanois, cineasta idealizador do curta-metragem Incenso, obra que retrata a poesia de Ascenso Ferreira, chegou à Escola Municipal Antonio Januário, em Massaranduba, Jaboatão dos Guararapes.
Na noite da última terça-feira (07/06), às 19h, os estudantes jaboatanense tiveram uma aula sobre o poeta com o pesquisador Moisés Neto, assistiram ao filme e participaram de sorteios de brindes, além de saborearem deliciosas pipocas. Para encerrar, a atriz Daniela Câmara fez uma apresentação da poesia A Mula de Padre.
Um dia antes da exibição do vídeo, 40 alunos da 8ª série escreveram redações sobre a vida e obra de Ascenso Ferreira. Os autores dos três melhores trabalhos foram premiados. Também foram entregues 200 cordéis com poemas do artista para a Escola Municipal Antonio Januário, 100 para a Biblioteca Municipal Poeta Benedito Cunha Melo, 100 para a Secretaria Executiva de Educação e 100 para a Escola Nossa Escola, localizada na comunidade das Carolinas, na regional praias, unidade de ensino que recebe apoio da mãe do cineasta, Teresa Hanois.
A redação que ficou em primeiro lugar foi da estudante da 8ª série C, Yasmim Marques, que foi premiada com um livro com poemas de Ascenso Ferreira e uma camisa do projeto. Já o segundo lugar foi para Rafaela de Holanda Ferreira da 8ª série A, que ganhou uma cópia do curta-metragem e uma camisa. “Vou mostrar o filme para toda a minha família. Eu não conhecia nada sobre o poeta e com este projeto aprendi bastante. Gostei das poesias, porque falam do cotidiano e têm o sotaque daqui. Gostei muito do Incenso na Escola, mesmo ficando em terceiro lugar”, disse a aluna Rute Gomes da Silva, que ganhou uma cópia do vídeo.
“Após dois anos da morte de Marcos Hanois resolvi levar adiante seu trabalho. Daí surgiu o Incenso na Escola, que foi contemplado no Sistema de Incentivo à Cultura. É importante levarmos a história de Ascenso para a sociedade”, destaca a idealizadora e coordenadora do projeto, Ruth Pinho. “Ele sempre foi um poeta marginalizado e pouco trabalhado nas escolas, porém muita gente não sabe que ele era admirado até por Manuel Bandeira”, completou Pinho.
Informações sobre o projeto no portal http://incensonaescola.blogspot.com/
Por: Bruna Borges em 08|06|2011 às 11h05
Fonte: http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=3735
0 comentários:
Postar um comentário