segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Incenso, o filme

Ilustração: Marco Hanois / Coloração: Leila Falbo

Inteiramente baseado na obra do escritor pernambucano Ascenso Ferreira (todos os diálogos foram retirados de seus poemas devidamente autorizados pela sua viúva Lourdes Ferreira), o roteiro "Incenso" foi criado em 2000. No ano de 2005 Marco Hanois e sua obra “Incenso”, receberam o prêmio no Concurso Ary Severo e Firmo Neto de roteiros, promovido anualmente pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife. De janeiro a outubro de 2006 foram iniciadas a pré-produção e filmagem do curta-metragem. Para tal contou ainda com os apoios culturais da CHESF - Companhia Hidrelétrica do São Francisco, Prefeitura de Olinda e Ministério da Educação, através da FUNDAJ - Fundação Joaquim Nabuco. A iniciativa privada também investiu no projeto através dos apoios do Hotel DORISOL, Recife Praia Hotel e o TAP - Teatro de Amadores de Pernambuco. Durante a etapa de filmagem, foi possível contar ainda com a doação dos cachês dos Atores Tuca Andrada (TV Record), Bruno Garcia (TV Globo), Alexandre Zachia (TV Globo), Aramis Trindade (TV Globo), Reinaldo de Oliveira (TAP) e as atrizes Mônica Feijó (TV Globo), Simone Figueiredo e Diva Pacheco, que protagonizou a novela "A lua me disse" (TV Globo/2005) e foi uma das fundadoras da Sociedade Teatral de Nova Jerusalém.

   Esta obra é dedicada à promoção e divulgação de parte significativa da literatura brasileira. Busca atingir áreas de vulnerabilidade social, nas mais diversas instituições públicas e particulares de ensino do país e tem como principal objetivo, trabalhar a cultura para o desenvolvimento social. Pretende também levar o audiovisual pernambucano a todo o circuito nacional e internacional de Festivais.

Neste momento em que muito se discute sobre a diversidade cultural ante a globalização, a obra de Ascenso Ferreira merece uma redobrada atenção pelo seu caráter original, pelo seu valor artístico e cultural. Objetivamos, através dos Festivais de Cinema, dos Cineclubes, dos Cinemas de Arte, das Emissoras de TV culturais e internet divulgar esta rica obra literária, que registrou modos de ser e pensar de um povo.

Sinopse: Numa imaginária cidade da Zona da Mata de Pernambuco, na década de 30, a vida, os costumes, as crenças, o jeito de ser, pensar e falar das pessoas comuns. O Coronel, o Padre, o Catimbozeiro, o Cachaceiro, a Beata e uma série de tipos que compõem um contexto cultural e humano. A voz do povo do Nordeste do Brasil, captada pelo poeta Ascenso Ferreira e adaptada para o cinema. O contraste entre o arcaico e o moderno, simbolizado pela Usina, pelo Cinema e o Zeppelin, uma sociedade dividida em classes, um povo emotivo, sentimental e místico, como os versos de Ascenso Ferreira, numa viagem ao coração da alma brasileira.

0 comentários:

OurBlogTemplates.com 2008

Blogger Templates by OurBlogTemplates.com 2008